Reportagem: 5 cuidados essenciais para os fios no verão

Veículo: M de Mulher

Porta-voz: Dra. Elizete Kaffer

Data: 12/12/2015

A dermatologista especialista em tricologia Elizete Kaffer, de Campinas (SP), ensina como evitar que os momentos de diversão se transformem em danos irreversíveis.

  1. Utilizar xampus a base de ervas como jaborandi, jojoba, babosa, capazes de fazer uma limpeza mais eficiente do couro cabeludo;
  2. Parece óbvio, mas é importante utilizar produtos específicos para o seu tipo de fio. Para cada especialidade (oleosos, secos, com mechas ou coloração, por exemplo), há uma fórmula diferente e mais adequada. Usar a opção errada pode deixar seus fios oleosos (ou secos) demais, além de não fornecer os nutrientes necessários.
  3. Verificar, no rótulo, se os produtos capilares como xampus, máscaras e óleos contém substâncias fotoativas ou fototóxicas - elas reagem com o sol e podem causar danos irreversíveis ao fio.
  4. Substituir os produtos comuns por opções com FPS, evitando a oxidação da fibra capilar com o excesso de exposição solar.
  5. Prestar atenção aos produtos que, no sol, podem "queimar" os fios, como óleos sem FPS ou reparadores de pontas à base de silicone. "A ação ocasiona uma desnaturação do produto, que se dissolve dentro das fibras capilares desestruturando o fio", diz a especialista.

(Portal MdeMulher - Dra. Elizete Kaffer)

Agende sua Consulta