A acupuntura é uma terapia natural considerada um dos pilares da medicina tradicional chinesa cuja origem é milenar. Os antigos chineses começaram a perceber que determinados pontos do corpo, quando estimulados, produziam melhora em determinadas doenças e sintomas localizados à distância. Hoje se conhece uma vasta rede de pontos de energia, denominados meridianos, que podem ser estimulados de diversas formas como agulhas, ventosas, magnetos e stiper (pastilhas de silício), produzindo melhora de diversos sintomas através da liberação do fluxo de energia reequilibrando o organismo. Devido ao grande sucesso dessas técnicas, a Medicina Tradicional Chinesa se difundiu mundialmente e atualmente sua eficácia é comprovada baseada em ensaios clínicos controlados mostrando os benefícios da técnica para a saúde integral do indivíduo.

O médico acupunturista tem atuação nas seguintes doenças:

• Acupuntura infantil;
  • Acupuntura na gestação: náuseas, doenças obstétricas, indução e analgesia no trabalho de parto;
  • Disfunção erétil e ejaculação precoce;
  • Doenças endocrinológicas: obesidade, Hipertensão Arterial, Diabetes Melittus;
  • Doenças gastrointestinais: gastrite, constipação, diarreia crônica;
  • Doenças ginecológicas: cólicas menstruais, Infertilidade, menopausa, Síndrome do ovário policístico;
  • Doenças neurológicas: bexiga neurogênica, cefaléia e enxaqueca, demências, neuralgia do trigêmeo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Apnéia do Sono;
  • Doenças ortopédicas: dor no joelho, dor lombar, dor no ombro, epicondilites, fasceíte plantar, Síndrome do Túnel do Carpo;
  • Doenças psiquiátricas: depressão, ansiedade, insônia, Transtorno Bipolar, Tabagismo , Estresse;
  • Doenças respiratórias: rinite, sinusite, asma e bronquite;
  • Doenças Reumatológicas: Fibromialgia, artrite reumatoide, doenças autoimunes, dores crônicas;
  • Infecções como amigdalites e infecções urinárias;

O tempo de tratamento e a frequência das sessões de acupuntura dependerá de diversos fatores, como tipo de doenças ou sintomas, intensidade dos sintomas entre outras características específicas de cada doença.

Tempo de sessão: 60 minutos

Além da Medicina Tradicional Chinesa, utilizamos uma técnica moderna chamada de Acupuntura Neurofuncional que é indicada para o tratamento da dor crônica. O uso dessa modalidade terapêutica favorece a redução da quantidade de medicamentos empregados no manejo da dor tratando-a de maneira mais eficaz e proporcionando um alívio dos sintomas.

A Medicina Tradicional Chinesa não se limita apenas à acupuntura.Outras modalidades são conhecidas.A farmacoterapia chinesa, a dietoterapia, Tui Na (massoterapia), Qi Gong (exercício respiratório) e as medidas conhecidas como Yang Shen (preservação da saúde). Todas essas ferramentas de saúde compartilham a fundamentação teórica de um modelo de medicina integrativa.