O QUE É A FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA EM SAÚDA DA MULHER?

A Fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher exige uma atenção especial, favorece um tratamento mais seguro e eficaz com intervenções em todas as fases de desenvolvimento humano com ações de prevenção, proteção, intervenção, recuperação e reabilitação. A abordagem fisioterapêutica atua sobre as áreas de uroginecologia, obstetrícia, oncologia mamária e ginecológica.

Na atuação da uroginecologia o objetivo da fisioterapia está em atuar diretamente na reabilitação do músculo do assoalho pélvico transmitindo orientações para realizar no próprio domicilio que podem diminuir ou eliminar as dores nas regiões supra-púbica e lombar. Nesta subespecialidade as pacientes apresentam disfunções sexuais, estenose vaginal, incontinência urinária, distopias, bexiga hiperativa, bexiga dolorosa, dor pélvica e endometriose.

Em obstetrícia, os objetivos são manter o trofismo muscular global e prevenir ou minimizar os desconfortos decorrentes de alterações fisiológicas durante a gestação. Atuação está voltada para a preparação do parto, edema, alterações posturais, diástase abdominal e síndrome do túnel do carpo.

Na oncologia mamária e ginecológica, o objetivo da fisioterapia é melhorar a habilidade para lidar com os efeitos adversos do tratamento, recuperar a integridade cinética funcional e sempre buscar o bem estar e qualidade de vida do paciente. Esse tratamento é indicado aos pacientes que apresentam limitação da amplitude de movimento, linfedema, rede de cordão axilar, sensibilidade alterada, formação de seroma, bloqueio articular, aderência e retração cicatricial, aderência de prótese, edema vulvar, estenose vaginal e disfunções urinárias.

Agende sua Consulta