O que é a Tricologia Biodinâmica?

A estrutura capilar é um marcador metabólico da saúde de todo corpo. A força e vitalidade dos fios estão vinculadas a essência, ao sangue e energia dos órgãos, como rins, fígado e pulmões. Quando o organismo sofre de carência metabólica e necessita distribuir a quantidade de nutrientes disponíveis, como forma de defesa o corpo prioriza alguns órgãos. O cabelo por ser um órgão menos vital, sofre com a distribuição levando a alterações estruturais, mudanças no ciclo capilar e alteração do padrão de crescimento. Alterações capilares são sintomas de mais de 2.500 alterações metabólicas diferentes!

Como é composta a estrutura capilar?

O cabelo é constituído de proteínas, água, lipídeos, aminoácidos sendo basicamente compostos de queratina e pigmentos. Sua estrutura é composta pela cutícula, córtex e medula, sendo esses sistemas interligados e que refletem o estado dos fios. O estado metabólico do cabelo é independente do metabolismo geral do organismo.

• Cutícula: Recobre a estrutura capilar e quando fechada proporciona brilho e porosidade aos fios. A eletricidade estática (frizz) sinaliza porosidade da cutícula, aumento da acidez e desidratação metabólica.
  • Córtex: A parte intermediária do córtex é responsável pela estrutura e forma da haste capilar enquanto a composição nutricional é responsabilidade dos glicídios, lipídeos, proteínas, vitaminas e melanina. A distribuição da queratina pela extensão dos fios irá definir o aspecto externo (espessura, formato e pontes químicas) e determinar se o cabelo será liso ou crespo. Alterações de cor, elasticidade, textura, espessura e ondulação do fio refletem precocemente alterações no metabolismo.
  • Medula: A oxigenação dos bulbos pilosos (folículo que contém o cabelo) é responsabilidade da medula e uma atividade realizada pela enzima tirosinase, o produto obtido através da ação da enzima é a melanina. Os cabelos brancos são causados pelo encurtamento da fase de crescimento, normalmente causados precocemente por stress.

Doenças ligadas ao sistema intestinal provocam alterações no couro cabeludo. As alterações metabólicas, tais como anemia, intoxicação por minerais e síndrome de má absorção intestinal diminuem a oxigenação capilar provocando a queda de cabelo, caspa, micose de couro, entre outras.

Nosso sistema de defesa é composto por 5 tríades, conjunto de 3 órgãos. De acordo com a localização da falha capilar podemos identificar quais órgãos desencadeou o processo e desenvolver o melhor tratamento. A análise da estrutura, distribuição e alterações do padrão capilar são as ferramentas da Tricologia Biodinâmica permitindo identificar um diagnótico e traçar um tratamento precoce evitando inúmeras patologias neurodegenerativas.