Chamada via Whatsapp

Toque para Acessar

Revista Chekit: Seu cabelo reflete a sua saúde

Desde a antiguidade, o cabelo é considerado um marcador de saúde e doença do corpo. Supervalorizado pelas mulheres, também está entre as preocupações estéticas de muitos homens. Nos países orientais, a saúde capilar é sinal de longevidade e qualidade de vida. Na China, a força e vitalidade dos cabelos esta lingada a força, essência e sangue dos pulmões, rins e fígado. No passado, alterações capilares eram indicativas de lepra e o tratamento era "cortar o mal pela raiz".

Segundo a Dra. Elizete Kaffer, médica dermatologista, tricologista e terapeuta quântica, diretora do Instituto Shalon de Ensino e Pesquisa e consultora do Spa Quântico Shalon, o cabelo funciona como uma reserva metabólica e um termômetro da saúde geral do corpo. Por ser um órgão menos vital, quando ocorre uma intoxicação, inflamação , infecçao ou alergia há um desequilíbrio nutricional, metabólico e hormonal redirecionando os nutrientes dos órgãos menos vitais - cabelo, pele e unhas para os mais vitais - cérebro, coração, rins pulmões etc. Se o corpo possui uma saúde excelente e reservas metabólicas ótimas e o fator agressor e leve e por curto intervalo de tempo, este reequilíbrio e conseguido sem a depleção e alterações capilares. Caso contrario, independente do foco de origem do fator agressor (digestivo, respiratório, dental etc) podem ocorrer alterações capilares de cor, volume, alteração de estrutura, frizz, maciez, diminuição de crescimento, quebra, queda como como único sintoma dessas alterações metabólicas. Por isso existem mais de 2500 causas de alterações capilares. Como uma febre, a queda de cabelo e um sintoma e deve ser tratada com o diagnostico e tratamento da causa do distúrbio metabólico para que ocorra cura clinica definitiva e consequente melhora da saúde capilar.

A Tricologia é a área da saúde formada por profissionais de diversas áreas que estudam e tratam alterações capilares como um reflexo da saúde global do organismo. O tricologista é um profissional que não enxerga o cabelo como um órgão isolado: podem ser cabelereiros, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos que utilizam a saúde capilar como marcador de níveis de saúde. De acordo com a sua área de atuação, cada profissional pode colaborar tanto no diagnóstico como no tratamento das alterações capilares, com recursos técnicos e terapêuticos específicos. Todo paciente que apresenta alterações de volume, cor, estrutura, penteabilidade, queda, quebra, oleosidade deve procurar um tricologista. Antigamente o cabelo era visto como órgão isolado, sem função metabólica e os tratamentos eram meramente locais através de loções, vitaminas, bloqueadores enzimáticos (finasterida) e hormônais ( anticoncepcionais), com resultados superficiais e por um curto período. "A Medicina pré-genômica determinava que éramos vítimas do nossa herança genética e nada poderia ser feito. Toda queda de cabelo era considerada calvície genética sem cura". Explica Dra. Elizete Kaffer. "Com o advento da Medicina pós-germômica e quântica na Europa e países orientais, descobriu-se que herdamos somente 20 mil genes expressivos, genes da saúde e da doença, que podem estar ativos ou adormecidos de acordo com fatores externos, ambientais, alimentares, stress e estilo de vida (fatores epigenéticos).

Atualmente, a medicina preventiva epigenômica não espera o paciente ficar doente, mas busca determinar fatores epigenéticos bons e ruins para "acordar" os genes da saúde e eliminar os genes da doença. Através de exames biofísicos e epigenéticos simples, rápidos, indolores e acessiveis , utilizados na Europa há mais de uma década, a analise da condutibilidade elétrica dos tecidos ou uma simples amostra de mucosa da boca ou do bulbo capilar (cell wellbeing) permite detectar, em poucos minutos, tanto as predisposições genéticas quando os fatores positivos e negativos, quanto a incompatibilidades alimentares, a conservantes, toxinas, infecções, inflamações, parasitas e radiações. Muitas vezes alimentos considerados saudáveis são geneticamente incompatíveis ao indivíduo e prejudiciais a saúde.

"Não existem regras. É um tratamento personalizado de acordo com o código genético da pessoa. O tratamento visa uma mudança do estilo de vida, otimizando os alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, vestuário e hábitos de vida positivos e eliminando os negativos", esclarece a Dra Elizete Kaffer. Esse tratamento, chamado "Programa de Otimização da Saúde", se faz através do adormecimento dos genes da doença e ativação dos genes da saúde, além de beneficiar o paciente a curto e longo prazo, permite que esses genes sejam passados fortalecidos às gerações futuras . A saúde e beleza capilar vêm como um reflexo da otimização da saúde geral da pessoa.

Dra. Elizete Kaffer - Médica Dermatologista, Tricologista e Terapeuta Quântica,

Diretora do Instituto Shalon de Ensino e Pesquisa